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Os 10 Mandamentos do Marketing de Afiliados

Tempo de leitura: 4 minutos

No passado escrevi os mandamentos do marketing há mais de 5 anos e ainda são atuais. Aqui fiz uma adaptação para os 10 mandamentos do Marketing de Afiliados.

1. Não verás o marketing de afiliados como uma atividade isolada

Afiliado que é afiliado de sucesso sabe que marketing não é só sobre postar link.

Cada interação sua com o público é uma oportunidade de vender, conquistar e fidelizar.
Desde o jeito que você responde uma dúvida no inbox até a postagem sobre como aquele produto mudou sua vida – tudo é marketing.
Afiliados bem-sucedidos compreendem a essência do produto que promovem, entendem as dores do público-alvo e dominam os processos da plataforma usada. Então, saiba o que você está vendendo como se fosse seu.


    2. Acreditarás na Poderosa regra dos 7 como guia para se fortalecer

    Segundo o grande Neil Patel, uma pessoa precisa ser impactada por sua marca 7 vezes antes de se tornar um cliente e convertê-la em venda. Então o trabalho começa nas interações com o público, e não pára…

    • Redes SociaisPostar em todos seus canais com frequência (você cria um conteúdo e posta em todos os canais)
    • Blog Todo trabalhando no SEO com o conteúdo do seu produto ou serviço e os desafios do seu público.
    • Anúncios Pagos – Investa em anúncios e divulgue tudo o máximo que puder. Crie postagens todos os dias e escolha a melhor da semana para impulsionar.

    Se você está começando e com poucos recursos, isso é para você:
    Sabemos que existe uma barreira de timidez em mostrar seu conteúdo para pessoas conhecidas, em especial no começo, mas é aí que você precisa alcançar pessoas. Não pense nessas pessoas, invista ainda que pouco dinheiro no começo, mas faça propaganda paga em redes sociais e se puder na Google mesmo. Dá para começar com pouco.
    Se você é afiliado, a regra se aplica também, invista em divulgar o produto ou serviço que aderiu.

    Já vendeu, tem clientes? Não permita que eles te esqueçam!

    Se você não aparecer regularmente para sua audiência, ela te esquecerá – simples assim.
    Na internet, sua última publicação tem prazo de validade, e se você não é consistente, outra pessoa vai ocupar seu espaço. Até na memória das pessoas.
    APAREÇA sempre.
    Esteja presente, compartilhe dicas, histórias e resultados. O segredo está em ser lembrado, sem ser invasivo. A cada 90 dias, seu público deve se lembrar de você pelo menos 3 vezes no mínimo…


    3. Pivotarás quando necessário

    Se sua estratégia de afiliado não está funcionando, não tenha medo de mudar.
    A internet é um terreno fértil para pivôs: aquele produto que parecia o Santo Graal pode não ser o ideal para seu nicho. Mude!

    Teste outro, experimente novas abordagens ou, quem sabe, explore novos mercados.
    Lembre-se, as maiores marcas da história começaram de um jeito e pivotaram para algo ainda maior. O sucesso no marketing de afiliados também envolve adaptação.


    4. Não desistirás de uma estratégia após uma tentativa

    A primeira campanha não funcionou? Bem-vindo ao clube dos que insistem e vencem.
    Marketing de afiliados é um jogo de persistência. Teste diferentes abordagens, otimize seus anúncios, ajuste sua comunicação.
    Dê pelo menos três chances para sua estratégia antes de declarar falência.
    Lembre-se: o cliente pode não ter visto sua mensagem da primeira ou segunda vez, mas na terceira… bingo!


    5. Alimentarás o teu funil de conversão com afinco

    Um funil saudável é a alma do afiliado.
    Atrair leads, engajar sua audiência e fechar vendas é um ciclo constante. Use conteúdos gratuitos, e-books, webinars, ou qualquer recurso que agregue valor e mantenha sua audiência ativa.
    Clientes satisfeitos geram recomendações, que trazem novos leads… E assim, o ciclo virtuoso segue firme.


      6. Santificarás o teu calendário de marketing

      Marketing de afiliados bem-feito exige consistência.
      Reserve um tempo sagrado no seu calendário para planejar, criar e executar campanhas. Escolha um dia fixo para organizar sua agenda, revisar seus KPIs e definir próximos passos.
      Se você tratar o marketing como algo opcional, terá resultados opcionais.


      7. Removerás estratégias obsoletas e cuidarás da saúde criativa

      Se uma tática de marketing não está trazendo resultados, abandone-a sem remorso. Seu tempo é precioso demais para tarefas que não agregam. Tentou bem (como no item 4)… largue!
      Mas veja lá… precisa abraçar outra abordagem em seguida!

      E cuide de si mesmo. Afiliados criativos e saudáveis produzem melhor.

      Faça pausas, pratique hobbies, e não esqueça de rir – até dos próprios memes.


      8. Não cortarás esforços de marketing durante períodos de vacas magras

      Quando a grana aperta, a vontade de cortar investimentos em anúncios e campanhas é grande. Resistir a essa tentação pode salvar seu negócio.
      Histórias de grandes marcas mostram que quem continua investindo em marketing durante crises colhe os frutos no pós-crise. Faça o mesmo no marketing de afiliados.


      9. Honrarás parcerias e networking

      Sua rede de contatos é o seu maior ativo. Cultive boas relações com outros afiliados, produtores e influenciadores.
      Parcerias sólidas geram oportunidades únicas, desde comissões melhores até divulgação em canais com grande alcance. Trate cada contato com respeito e profissionalismo.


      10. Agradecerás frequentemente e com autenticidade

      Mostre gratidão aos seus leads, clientes e parceiros. Um simples “obrigado” pode fazer maravilhas.
      Envie mensagens personalizadas, ofereça conteúdos gratuitos ou até mesmo recompensas simbólicas. A gentileza sempre retorna, muitas vezes na forma de fidelidade e indicações.

      Sinta-se grato, grata, grate, também por poder estar estudando, estar investindo tempo e mufa em você mesmo.


      Cuidado, Afiliado…

      Quebrar um mandamento ocasionalmente é perdoável – somos humanos, afinal. Mas se negligenciar todos, seu programa de afiliados pode virar uma travessia no deserto sem terra prometida.

      Seguindo esses princípios, o sucesso estará sempre ao alcance!

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      Simone escreve artigos há mais de 15 anos para seus clientes, dos quais diversos do setor Financeiro de da Saúde. Tem um podcast onde dá dicas de Marketing Digital e práticas de escrita para web. No curso de Marketing que completou no ano de 2000 em São Paulo, uma de suas especializações foi em pesquisa, o que agora lhe faculta se aprofundar nos ambientes de seus clientes e daí extrair conhecimento bem embasado. Todos seus artigos exibem suas fontes de pesquisa.

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